© 2018 Natura +   |                                         |                                  

Este solo é de qualidade?

Nesta atividade, irá avaliar a qualidade de um solo à escolha, como, por exemplo, o da sua horta ou jardim. Ao partilhar os seus resultados connosco, estará a contribuir para o mapeamento da qualidade dos solos em Portugal! Toda a informação recebida será analisada pela equipa do projeto “Natura +”, para detetar áreas potencialmente mais degradadas e perceber como diferentes atividades humanas afetam a qualidade dos solos.

Material necessário: 

Dispositivo móvel com GPS (ex. telemóvel) ou computador, máquina fotográfica, relógio ou cronómetro, lápis, régua ou fita-métrica, pá, tabuleiros ou bacias, copos ou frascos, colher, garrafa de água, tiras de pH, papel de cozinha, vinagre, mostarda em pó e água.

O solo

O solo é constituído por minerais, matéria orgânica, ar, água e organismos vivos. Ele é essencial para a manutenção da vida na Terra, pois assegura serviços de ecossistema muito importantes, como a disponibilização de alimento e habitat para diversas espécies. Mas, atualmente, os solos estão a ficar cada vez mais degradados sobretudo devido ao seu uso não sustentável por parte do Homem (ex. uso excessivo de pesticidas). Contudo, o processo de formação do solo é muito lento: um solo com 2 cm de altura pode demorar mais de 500 anos para se formar! Por isso, é considerado um recurso não renovável, o que torna ainda mais urgente intervir no sentido de o preservar!

Os serviços de ecossistema prestados pelo solo

Aos benefícios que o Homem obtém da Natureza é dada a designação de “serviços de ecossistema”. Os serviços de ecossistema providenciados pelo solo são:

Show More

A qualidade do solo

Para que um dado solo consiga providenciar os serviços de ecossistema previamente mencionados, é necessário que este esteja em bom estado. Existem muitos fatores que influenciam a qualidade de um solo, entre os quais:

Show More