© 2018 Natura +   |                                         |                                  

No rasto das lontras

Nesta atividade, irá procurar vestígios de lontra-europeia (Lutra lutra) e explorar os habitats utilizados por este animal em Portugal. Ao partilhar os seus resultados connosco, estará a contribuir para que possamos conhecer melhor esta espécie. Quanto melhor a conhecermos, melhor a conseguiremos proteger! Toda a informação recebida será analisada pela equipa do projeto “Natura +”, para perceber quais os habitats preferidos pela lontra e quais as regiões onde ela é mais abundante no nosso país.

 

Material necessário:

Dispositivo móvel com GPS (ex. telemóvel) ou computador, máquina fotográfica, lápis, cordel e fita-métrica.

A lontra-europeia (Lutra lutra)

As lontras são mamíferos carnívoros que, apesar de serem terrestres, estão muito bem adaptados a caçar em meio aquático. A lontra-europeia (Lutra lutra)é a única espécie de lontra que existe na Europa. 

Estatuto de conservação

Em Portugal, o seu estatuto de conservação é pouco preocupante. Mas, a nível mundial, esta espécie é considerada quase ameaçada.

Distribuição

A lontra-europeia tem uma ampla distribuição, ocorrendo por toda a Europa, no norte de África e em partes do continente asiático. Em Portugal, está ausente dos arquipélagos, mas é comum em todo o território continental.

Habitats

Esta lontra frequenta uma grande variedade de habitats aquáticos, incluindo rios, ribeiras, lagoas, charcos e pântanos. Pode também ser encontrada no mar, se houver nas proximidades água doce. Além disso, tem preferência por locais pouco poluídos, com vegetação abundante nas margens e onde a perturbação humana é reduzida.

Dieta

A sua dieta é constituída maioritariamente por peixes (ex. enguia, carpa, taínha), mas a lontra-europeia também pode capturar invertebrados (ex. caranguejos, lagostins) em grandes quantidades se estes forem abundantes no meio. Ocasionalmente, alimenta-se ainda de aves, pequenos mamíferos, répteis e anfíbios.

Principais ameaças

As principais ameaças que a lontra-europeia enfrenta em Portugal estão relacionadas com a alteração e destruição dos seus habitats. Isto engloba a poluição de massas de água (ex. utilização de pesticidas na agricultura), a destruição da vegetação das margens (ex. atividades de limpeza), entre outras. O atropelamento, o afogamento em redes de pesca e a perseguição direta pelo Homem constituem também uma ameaça para esta espécie.